Facebook Twitter RSS

João Fernandes: Saúde e Solidariedade

No final do ano passado, João Fernandes deu uma entrevista a revista BD Bom Dia, que trata sobre diabetes.
Confira:

Para João Fernandes, viver bem é uma arte

Seguir a carreira de ator é o grande sonho de João Fernandes, um garoto de 10 anos de idade, do Rio de Janeiro.Bastaram algumas participações nos últimos capítulos de Caminho das Índias para demonstrar que ele tem muito talento para se transformar num astro da televisão e do cinema nos próximos anos.Contracenando com Cadu Ferreira (no papel de Hari) e com o famoso Tony Ramos (Opash), João representou o papel de Amarit, um menino antipático e arrogante de uma casta da elite indiana.Foram marcantes as cenas em que ele se casa com Anusha, personagem vivida por Karina Ferrari.

Há cerca de um ano, a agência Tops Atores e Modelos promoveu um concurso na escola onde ele estuda, o Instituto Nossa Senhora da Piedade.Entre 1o candidatos selecionados, João Fernandes foi o escolhido para compor o casting da agência.Em julho passado, ele passou por um teste com outros 15 meninos e acabou sendo escolhido para trabalhar na novela.''Fiquei tão surpreso quando me disseram que tinha conseguido que comecei a chorar'', conta.

João Fernandes tem diabetes tipo 1 desde os 4 anos de idade.Segundo ele, isso jamais o impediu de viver bem e ir à busca de seu maior objetivo: ser um artista.

Atualmente, João Fernandes faz tratamento com análogo de insulina de ação prolongada, associado à insulina rápida administrada logo após o almoço.Ele ainda não faz autoaplicação, mas está sendo preparado para isso pela mãe e a Dra.Juliane Rocha de Souza, a médica que o acompanha no Hospital de Bomsucesso.''Nós estamos muito satisfeitos com a atenção que João vem recebendo nesse hospital, pois possui uma excelente equipe multidisciplinar especializada no tratamento e na educação em diabetes'', comenta Hilda.

A mãe Hilda dá apoio total ao sonho do menino de seguir a carreira de ator.

Torcedor do Fluminense, João Fernandes é bastante esportivo: joga futsal, no colégio e pratica vôlei na A!Body Tech, academia do técnico Bernardinho.Sendo uma criança que estuda e já trabalha como ator mirim, ele permanece sempre atento ao controle da glicemia, fazendo 5 ou 6 testes de ''ponta-de-dedo'' diariamente.''Durante as gravações da novela, muito discretamente íamos para os camarins onde eu media a glicemia e minha mãe aplicava insulina logo após o almoço, ninguém notava., diz o pequeno ator.

Sua alimentação e balanceada e com base na contagem de carboidratos.João diz que seu prato preferido é arroz, bife, farofa, couve-flor e brócolis.No entanto, Hilda conta que a grande dificuldade é mantes o filho longe das pizzas, pães de queijo e outras guloseimas.Ela diz que não é muito fácil controlar o apetite de João: ''Ele sente muita fome quando a glicemia sobe'', explica a mãe.

Nas útimas semanas, essas hiperglicemias tem sido mais frequentes, talvez pelo fato de estar passando por um período de ansiedade, por ele aguarda ser chamado para novos trabalhos como ator ou modelo publicitário.

''Eu nunca pensei que minha vida estava acabada só por ter diabetes'', declara João.Sua mãe também tem uma visão postiva das coisas. ''O diabetes não destrói sonhos de ninguém, mas exige alimentação adequada, prática de exercícios e uma boa dose de disciplina'', afirma.

Ele também participou de um evento no final do ano passado, o Natal da Pediatria com alguns amigos que fizeram com ele, ''Caminho das Índias''.

0 comentários: